09 a 17/09 - São Francisco

Conheça um pouco mais

Union Square – Financial District

A praça principal da cidade com o melhor da moda, joalheria, lojas de departamentos e lojas de tecnologia, além de renomados restaurantes, bares e hotéis. A Union Square hoje é a principal praça da cidade onde você encontra os departamentos da Macy’s, Neiman Marcus e inúmeras lojas com os nomes mais importantes do mundo da alta moda e as joalherias mais famosas. A praça leva o nome da primeira reunião pró-sindical na época da Guerra Civil Americana de 1861. O monumento erguido no centro lembra os marinheiros da Marinha dos Estados Unidos. O vizinho Financial Center é o segundo centro mais importante no mercado de ações dos EUA depois de Wall Street em Nova York.

Chinatown

São Francisco é o lar do maior bairro chinês do Ocidente. Fundado em 1840, é o lugar discutido no mundo do cinema, da literatura, da música e da fotografia. Atravessando o “Dragon Gate” caracterizado por portais com esculturas de dragões, símbolo da cultura tradicional chinesa, você passa por lojas e restaurantes típicos, próximo de filmes de Hollywood com atores como Bruce Lee, Will Smith, Clint Eastwood e Eddie Murphy, especialmente interessante pela arquitetura que mistura o estilo oriental com o ocidental. A Stockton Street, com seus mercados de alimentos, paralelamente à Grant Avenue, é o coração do bairro e merece um olhar mais atento.

North Beach

Este bairro é a “Pequena Itália” de São Francisco e historicamente tem sido o lar de uma grande população ítalo-americana. Com muitos restaurantes italianos, embora outros grupos étnicos vivam atualmente no bairro. Foi também o centro histórico da subcultura Beatnik que se tornou um dos principais bairros da vida noturna de São Francisco.

Fisherman's Wharf

Este bairro leva o alvorecer da cidade em meados de 1800, quando os imigrantes de todo o mundo chegaram à cidade ouro de 1849. Muitos pescadores imigrantes se dedicaram a pescar e se estabeleceram na área próxima chamada Praia do ouro Norte. Desde então, a área tem sido o ponto de partida para a indústria pesqueira. Nas décadas de 70 e 80, após o declínio da atividade pesqueira, uma área foi requalificada como turística. Hoje é o centro da atividade turística com uma presença média anual de mais de 16 milhões de turistas por ano (dados de 2016, um ano recorde).

Palace of Fine Arts

O Palácio de Belas Artes no bairro da Marina exibe um monumento construído para uma exposição Panamá como obras de arte ali exibidas. É uma das poucas estruturas sobreviventes da Exposição, permanecendo em seu original local, reconstruído em 1965.

Golden Gate Bridge and Golden Gate Park

Quando foi construída em 1937, a Golden Gate Bridge era a primeira ponte suspensa mais longa do mundo com uma distância impressionante, para a época, de 2,8 km. Com vista para a baía a leste e o Oceano Pacífico oeste, liga a costa entre o norte e o sul, e mede aproximadamente 60 milhas (97 km). Golden Gate Park em San Francisco é um grande parque retangular de 1017 acres (4,1 km²), 174 acres mais que o Central Park em Nova York, ao qual é frequentemente comparado. Com 13 milhões de visitantes do Parque Lincoln, o Golden Gate Park é o parque urbano mais visitado nos Estados Unidos. As instalações permitem ao visitante praticar esportes, fazer pic nic, visitar a Academia das Ciências (edifício sustentável desenhado por Renzo Piano, arquitecto italiano) e o Museu de Arte Contemporânea. Existem muitos jardins botânicos, incluindo o jardim de chá japonês.

Haight & Ashbury

Durante o “Summer of Love” de 1967, o rock psicodelico entrava no espaco convencional, cada vez mais inteligente nas rádios comerciais. A música de Scott McKenzie “San Francisco (be sure to wear flowers in hair)” se tornou um grande sucesso naquele ano: a fama do bairro atingiu seu auge e se tornou um paraíso para muitos artistas de rock e bandas psicodélicas da época. Grateful Dead e Janis Joplin moravam no bairro e se eternizaram no mundo das músicas daquele período.

Twin Peaks

Twin Peaks deve seu nome aos dois picos, com cerca de 283 metros de altura, de onde se pode admirar uma vista de 360° da cidade e da baía de São Francisco, além do Oceano Pacífico. A vista do “Skyline” do centro da cidade é extraordinária.

Castro District

Comumente referido como “O Castro”, é um bairro nos pes das torres Twin Peaks. Castro foi um dos primeiros bairros gays dos Estados Unidos. Depois de passar por um bairro popular nas décadas de 1960 e 1970, continua sendo um dos mais importantes símbolos de ativismo para a comunidade LGBTQ no mundo.

Alamo Square

O bairro histórico da Praça Alamo é importante pelo conjunto de arquitetura residencial criada por ilustres arquitetos que abrange o período de 1870 a 1920. O famoso “Postcard Row” com o horizonte do centro da cidade como pano de fundo é identificado mundialmente com San Francisco como os bondes, subidas e descidas das muitas colinas e leões marinhos de Fisherman’s Wharf… Com uma variedade de estilos arquitetônicos, o bairro é unificado em seu caráter, tipo de construção, materiais (principalmente madeira), ornamentos intensos (especialmente nas entradas). O termo foi usado pela primeira vez em casas vitorianas em San Francisco pelos escritores Elizabeth Pomada e Michael Larsen em seu livro Painted Ladies, de 1978.

Civic Center - City Hall

O San Francisco Civic Center é uma área que contém muitas das maiores instituições governamentais e culturais da cidade. Possui duas grandes praças (Civic Center Plaza e United Nations Plaza) e uma série de edifícios de arquitetura clássica: Prefeitura, Symphony Hall, Opera House, Herbst Theatre, State of California Building, Court House, Asian Art Museum e a principal Biblioteca Pública .