Principais Pontos Turísticos

Avenida Kurfürstendamm

No século XIX, Otto von Bismarck, o “Chanceler de Ferro” da Alemanha, ordenou que a Kurfürstendamm fosse construída como uma grande avenida, transformando o que antes era apenas uma trilha para cavalos. Hoje, Ku’damm, como dizem os moradores locais, simboliza os loucos anos 20, a Berlim devastada pela guerra e a moderna metrópole da moda. Aqui, você pode explorar mais de cem anos de história em mais de 3,5 km – e com calçadas largas com superfícies adequadas para cadeiras de rodas, isso também é muito acessível.

Memorial do Muro de Berlim

O Muro de Berlim é coisa do passado – mas no Memorial do Muro de Berlim , os anos da divisão da Alemanha ganham vida vibrante. Hoje, o principal memorial da divisão alemã é uma grande exposição ao ar livre na antiga faixa de fronteira ao longo da Bernauer Straße. Recomendamos começar sua visita no Centro de Visitantes acessível perto do Nordbahnhof S-Bahn (trem urbano).

Ilha dos Museus

Interessado em cultura, história e patrimônio? Então vá para a famosa Ilha dos Museus de Berlim ! Aqui, você encontrará nada menos que cinco museus renomados:

  • Museu Bode
  • Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional)
  • Altes Museum (Museu Antigo) 
  • Neues Museum (Novo Museu) 

Em 1999, esse conjunto de museus foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO. A propósito, o ingresso regular de € 18 inclui entrada para todos os cinco museus.

Todos os museus são acessíveis para cadeira de rodas. Há também vários passeios e eventos específicos para pessoas com deficiência. Os museus têm algo a oferecer para todos os grupos, desde passeios públicos para pessoas com deficiência auditiva ou surdez até palestras de exposição para adultos que vivem com mudanças causadas por demência. A página de eventos do Staatlichen Museen zu Berlin (Museus Nacionais em Berlim) lista todos os próximos eventos e pode ser filtrada para inclusão (também disponível em inglês).

Potsdamer Platz

A Potsdamer Platz é a casa da Berlinale, um ponto de encontro para fãs de compras, e conecta o centro da cidade no leste com o novo oeste de Berlim. Este é um dos pontos turísticos mais populares de Berlim para visitar, e todas as estações de U-Bahn (metrô) e S-Bahn (trem urbano) aqui são equipadas com elevadores e escadas rolantes. A praça em si também é projetada para ser totalmente acessível.

Palácio de Charlottenburg

Hoje, este é o maior e mais magnífico palácio de Berlim – um destaque para qualquer visitante de Berlim. O Palácio de Charlottenburg reconta a história da dinastia Hohenzollern, que governou a Prússia de 1600 até o início de 1900. O palácio recebeu o nome de Sophie Charlotte, a primeira rainha consorte da Prússia. Hoje, é propriedade da Prussian Cultural Heritage Foundation (SPK). Graças aos esforços consideráveis ​​da SPK para tornar o palácio o mais acessível possível, pessoas com deficiência podem aproveitar sua visita aqui ao máximo. (Observação: alguns serviços acessíveis estão disponíveis apenas em alemão).

Gendarmenmarkt

ATENÇÃO:
o lindo Gendarmenmarkt de Berlim não é atualmente livre de barreiras, pois está sendo remodelado para se tornar uma praça de primeira linha, livre de barreiras. O trabalho principal foi concluído para que ele esteja disponível para você novamente a partir do final de 2024, livre de barreiras e sustentável! A estação de metrô U2 Stadtmitte, bem próxima à praça, é equipada com elevador.
 
Outros pontos turísticos acessíveis em Berlim:
• 
Zoológico de Berlim e parque de vida selvagem
• Tierpark Berlin (assistência de mobilidade, cadeiras
de rodas disponíveis para empréstimo)
• Catedral de Berlim (acessível para cadeiras de rodas,
passeios especiais para visitantes cegos ou com deficiência visual)
• Dungeon Berlin (acessível para cadeira de rodas)